
Pichações de Leminski em São Paulo.
O título desta ideia é uma homenagem a Paulo Leminski, grande poeta curitibano (1944-1989): é o nome de um de seus livros: "Distraídos Venceremos" (algo a ver com a política?). A ideia também é dele: pichar hai-kais; pichar poesia... A fotografia acima é de duas pichações suas em São Paulo, humanizando um canteiro de obras. Pichar, em locais convenientemente escolhidos (e autorizados) na cidade, poesias (também convenientemente escolhidas) e outros textos. Seria formada uma comissão de artistas, com tal finalidade: para escolha dos textos. Pode ter também alguma participação popular (é até conveniente...), mas não exagerar, tem que ter qualidade... Será uma forma de nós contribuirmos para humanizar a cidade. Os locais podem ser os mais diversos: construções, terrenos baldios, muros; todos devidamente autorizados. Os pichadores poderão ser voluntários (ou pessoas prestando serviços comunitários...). É comprar a ideia (até aqui, não custa nada...), trabalhar e fazer acontecer...
Paulo Leminski dizia que sua utopia era que um dia, todos seriam músicos (dotados da unção celestial...). Dizia mais: dizia que, de alguma forma, todos temos algum tipo de musicalidade, principalmente quando falamos. Assim, realizar uma cidade de poetas é, de certa forma, realizar a utopia de um de nossos mais proeminentes curitibanos. Vamos dar um passinho neste sentido?
Para ouvir uma excelente (e longa) entrevista/depoimento de Paulo Leminski a Aramis Millarch, acesse www.millarch.org/audio/paulo-leminski.
Nenhum comentário:
Postar um comentário