Há diversas maneiras de criar empregos, mas há algumas estratégias essenciais: 1 - identificar as necessidades, e criar empresas destinadas a satisfazer essas necessidades; 2 - dar também prioridade à criação de empresas que utilizem mais mão-de-obra, e principalmente que utilizem a mão-de-obra disponível; 3 - formar mão-de-obra, quando houver carência; 4- optar pelas pessoas; entre pessoas e coisas, sempre optar pelas pessoas; até mesmo, se necessário, substituir máquinas e computadores por pessoas, em um ou mais setores, para empregar a mão-de-obra sem qualificação.
História: os Estados Unidos, nos anos 30 e 40 precisavam sair da recessão. O governo deu prioridade à criação de frentes de trabalho, para estimular e garantir o emprego. A nação agiu com unidade de propósitos. Foram vitoriosos. São a nação líder do Planeta (para o bem e para o mal), há quase 100 anos... (A sabedoria, diz-se, não está em escolher entre o bem e o mal, é difícil ter esse discernimento por completo...; a sabedoria consiste em escolher o mal menor...)
Um exemplo: Milton Hershey, homem religioso, Menonita, fundou a empresa (hoje de alcance mundial) que veio a produzir os Chocolates Hershey's. A empresa estava localizada no estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos. Durante a construção de um de seus empreendimentos, um dos encarregados da obra mostrou-lhe uma máquina carregadeira que, dizia ele, podia substituir o trabalho de 80 homens! Coisa fantástica! De imediato, Milton Hershey, sabedor das necessidades do país, e do povo que, em última análise, compunha a nação, mandou contratar 80 homens, e substituir a máquina!... Ele não vacilou; não perguntou, nem por um segundo, o que lhe daria maior lucro; simplesmente, fez o que devia ser feito... Simples assim...
Simples assim: dar emprego aos jovens, tirando-os das ruas, dos vícios e da criminalidade.
Simples assim: dar emprego aos pais e às mães, dando-lhes a dignidade do trabalho e as condições de criar seus filhos, sem recorrer às esmolas ou à assistência social.
Simples assim: aproveitar a experiência e a sabedoria dos mais velhos, ampliando seus horizontes de vida; e assim, dando-lhes maior longevidade. Afinal, os mais velhos são os mais capacitados a ver o que os olhos não podem ver e, com isso, indicar os caminhos a trilhar...
Vamos, pois, valorizar a nossa gente, FAZENDO O QUE É CERTO!
Sem obras faraônicas, administrando como se administra uma CASA... Primeiro, respirar. Depois, beber água. A seguir, comer. Depois, ter saúde. Não esquecer de erguer um teto (uma casa). Vestir-se adequadamente. Transportar-se. Educar. Fazer arte. Brincar. Dar as mãos. Amar.
Simples assim: CRIAR EMPREGOS. FAZER O QUE É CERTO. DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI. SIMPLES ASSIM: AMAR.
SIMPLES. SIMPLES ASSIM...
Nenhum comentário:
Postar um comentário