O mundo está assistindo uma dramática redução no volume de água disponível. O Mar de Aral, localizado na Ásia Central, que há pouco tempo era o quarto maior lago do mundo, com 68.000 km2 de superfície (!), está reduzido a 10% da área, em avançado processo de desertificação.
Na África, pessoas perecem por falta de água potável de qualidade; mais ainda, por falta de esgoto sanitário.
No Brasil, grande parte da população vive em condições insalubres; muitos domicílios não dispõem de água potável; muitas mais, não são servidas por rede de esgotos. Crianças ficam doentes; crianças e adultos carentes têm suas vidas abreviadas.
Curitiba tem uma localização privilegiada. Vários rios cortam o Município; alguns formam a nascente do grande rio paranaense, o rio Iguaçu. Mas temos muito o que melhorar. Nossos rios estão ficando visivelmente poluídos. E isso é uma responsabilidade da administração pública municipal, estadual e federal. Com problemas tão sérios, não podemos descansar. São necessárias medidas preventivas: obras e educação do povo. Não podemos continuar assistindo dirigentes eleitos com o voto de toda a população, escolhendo outras prioridades. É necessário mudar. Sim, nós podemos!
Para tanto, precisamos escolher novas prioridades, e - principalmente - escolher gente que olhe esses problemas com seriedade, com competência, com consciência e com dedicação. Sim, nós podemos! E o primeiro passo depende de nós! Votando... mas não é só isso!
Depois, é preciso cobrar dos nossos escolhidos; e para cobrarmos, os escolhidos devem ser pessoas honestas, disponíveis para o diálogo com os eleitores; que ouçam, dialogem e realizem as ações necessárias. O exemplo tem que vir de cima. Como podemos exigir educação dos menos favorecidos, quando os exemplos que vêm de cima (e que, desta forma, são os exemplos seguidos...) não são os mais adequados? Como pedir educação solidária, se nós mesmos não damos o exemplo? Precisamos cuidar da água potável, precisamos melhorar (e muito!) as condições sanitárias, precisamos cuidar da água da chuva. Precisamos cuidar de nossos rios, precisamos ensinar a população. Precisamos dar condições de higiene e salubridade para essa população. "Quem vive em lugar limpo, não suja"... Precisamos começar a limpeza...
Adorei o seu blog! Muito obrigada pela visita ao meu.
ResponderExcluir;-)