
Fala sério! Você gostaria de ver seus filhos andando de bicicleta no meio do trânsito? Ou mesmo no arremedo de ciclovias que temos?
E você que trabalha, e usa o seu carro, ou o transporte coletivo? Usaria a bicicleta?
Está claro que são necessárias soluções sérias, reais, para ampliar o uso (e a segurança no uso) da bicicleta.
Há muita gente que gostaria de usar esse meio de transporte e, simplesmente, é desestimulada pelas condições da estrutura viária e do tráfego. Não há segurança! (dizem uns) É loucura! (dizem outros)
Que fazer?
1 - Vias expressas para bikes. (Assim, seria possível ir trabalhar de bike...)
2 - Estacionamentos para bikes.
3 - Se sair o metrô, nas "canaletas do Expresso", usar o espaço que vai ser liberado na superfície para construir ciclovias "decentes", jardins etc...
4 - Educação de trânsito. Lembrar, lembrar e lembrar os motoristas que a distância regulamentar é um afastamento (obrigatório de 1,5 metros) entre o veículo e a bicicleta que está trafegando. Campanhas educativas (outdoors, jornal, rádio, tv, internet e outas mídias), exigências, cobrança de comportamento; em último caso, depois de bastante esclarecimento, multas...
5 - Se necessário (sem dúvida, muito caro, talvez inviável), vias elevadas, ou trincheiras (subterrâneas), para bikes; talvez apenas em algumas travessias... Além do problema do custo, é necessário estudar uma solução arquitetônica e urbanística adequada...
6 - Destinar, talvez, nos horários de "rush", faixas que são utilizadas para estacionamento de veículos para o tráfego de bicicletas!...
Em resumo:
7 - Política e estratégia: Fazer da bike uma prioridade. Fazer da bike uma parte importante do sistema de transporte metropolitano; mais que uma parte importante: uma solução.
8 - Aceitam-se sugestões!!
Fala sério!! Podemos fazer melhor!...
(A foto acima é de uma 'bikeroute' na Holanda. E o que os holandeses têm de melhor que nós? Simples: a vontade de fazer o que é certo!)
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