Nosso país vive um momento de total descrença na política e nos políticos. No entanto, só através da política podemos coexistir (e fazer as mudanças que o futuro exige) em paz. Há, portanto, uma ENORME DEMANDA POR IDÉIAS que possam transformar a vida em nosso país e em nossas cidades. ESTE BLOG É UM BLOG DE IDÉIAS PARA CURITIBA. Através deste e-mail: fhfcwb@terra.com.br (ASSUNTO: 102ideiasparacuritiba), informe o seu NOME, E-MAIL, TELEFONE, ENDEREÇO E DATA DE NASCIMENTO, para que possamos cadastrá-lo. Junto, mande a sua idéia, com TÍTULO, DESCRIÇÃO e, se for o caso, IMAGENS. Faremos a POSTAGEM, neste blog, DAS SUAS IDÉIAS! Obrigado por colaborar com CURITIBA! Vale qualquer IDADE, mas é necessário ser RESIDENTE em CURITIBA! (Se você tiver sido residente, ou pretender se mudar para cá, e "provar", com uma bela ideia, que ama Curitiba, também vale!)! Para postar um COMENTÁRIO a qualquer das postagens, basta clicar, abaixo da postagem, em "comentários"; e fazer seu COMENTÁRIO...; neste caso (comentários a idéias já postadas), não é necessário estar cadastrado. Quando terminarmos de selecionar as 102 IDEIAS, vamos EDITAR UM LIVRO, nosso VOTO de AMOR por CURITIBA e testemunho de nosso interesse pela comunidade em que vivemos. Se puder (e tiver ideias), PARTICIPE!

domingo, 17 de julho de 2011

5 - Ciclovias (mesmo!)




Fala sério! Você gostaria de ver seus filhos andando de bicicleta no meio do trânsito? Ou mesmo no arremedo de ciclovias que temos?
E você que trabalha, e usa o seu carro, ou o transporte coletivo? Usaria a bicicleta?
Está claro que são necessárias soluções sérias, reais, para ampliar o uso (e a segurança no uso) da bicicleta.
Há muita gente que gostaria de usar esse meio de transporte e, simplesmente, é desestimulada pelas condições da estrutura viária e do tráfego. Não há segurança! (dizem uns) É loucura! (dizem outros)

Que fazer?

1 - Vias expressas para bikes. (Assim, seria possível ir trabalhar de bike...)
2 - Estacionamentos para bikes.
3 - Se sair o metrô, nas "canaletas do Expresso", usar o espaço que vai ser liberado na superfície para construir ciclovias "decentes", jardins etc...
4 - Educação de trânsito. Lembrar, lembrar e lembrar os motoristas que a distância regulamentar é um afastamento (obrigatório de 1,5 metros) entre o veículo e a bicicleta que está trafegando. Campanhas educativas (outdoors, jornal, rádio, tv, internet e outas mídias), exigências, cobrança de comportamento; em último caso, depois de bastante esclarecimento, multas...
5 - Se necessário (sem dúvida, muito caro, talvez inviável), vias elevadas, ou trincheiras (subterrâneas), para bikes; talvez apenas em algumas travessias... Além do problema do custo, é necessário estudar uma solução arquitetônica e urbanística adequada...
6 - Destinar, talvez, nos horários de "rush", faixas que são utilizadas para estacionamento de veículos para o tráfego de bicicletas!...
Em resumo:
7 - Política e estratégia: Fazer da bike uma prioridade. Fazer da bike uma parte importante do sistema de transporte metropolitano; mais que uma parte importante: uma solução.
8 - Aceitam-se sugestões!!
Fala sério!! Podemos fazer melhor!...
(A foto acima é de uma 'bikeroute' na Holanda. E o que os holandeses têm de melhor que nós? Simples: a vontade de fazer o que é certo!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário