Todos sabemos de nossas muitas deficiências: oportunidades de trabalho, saúde, educação, transporte, saneamento, moradia, segurança, ecologia, e muito mais, em todas as faixas de idade e para toda a cidadania. Mas precisamos acreditar e, com determinação, construir um outro futuro. E isso passa pelo fortalecimento das nossas cidades. Cidades estruturadas, com gente fortalecida, farão um Brasil forte. Precisamos começar... VAMOS SEMEAR? Veja COMO, logo abaixo!
Nosso país vive um momento de total descrença na política e nos políticos. No entanto, só através da política podemos coexistir (e fazer as mudanças que o futuro exige) em paz. Há, portanto, uma ENORME DEMANDA POR IDÉIAS que possam transformar a vida em nosso país e em nossas cidades. ESTE BLOG É UM BLOG DE IDÉIAS PARA CURITIBA. Através deste e-mail: fhfcwb@terra.com.br (ASSUNTO: 102ideiasparacuritiba), informe o seu NOME, E-MAIL, TELEFONE, ENDEREÇO E DATA DE NASCIMENTO, para que possamos cadastrá-lo. Junto, mande a sua idéia, com TÍTULO, DESCRIÇÃO e, se for o caso, IMAGENS. Faremos a POSTAGEM, neste blog, DAS SUAS IDÉIAS! Obrigado por colaborar com CURITIBA! Vale qualquer IDADE, mas é necessário ser RESIDENTE em CURITIBA! (Se você tiver sido residente, ou pretender se mudar para cá, e "provar", com uma bela ideia, que ama Curitiba, também vale!)! Para postar um COMENTÁRIO a qualquer das postagens, basta clicar, abaixo da postagem, em "comentários"; e fazer seu COMENTÁRIO...; neste caso (comentários a idéias já postadas), não é necessário estar cadastrado. Quando terminarmos de selecionar as 102 IDEIAS, vamos EDITAR UM LIVRO, nosso VOTO de AMOR por CURITIBA e testemunho de nosso interesse pela comunidade em que vivemos. Se puder (e tiver ideias), PARTICIPE!
quinta-feira, 10 de março de 2011
1 - Plantio de araucárias
Fala-se muito na extinção das araucárias (mesmo sem a ação predatória do homem, a cada ano, muitas morrem...). Então, que tal falarmos e agirmos, agora, para plantar araucárias? Que tal dar incentivos para o plantio de araucárias? Ou autorizar (por meio de lei) que, se o plantio for cadastrado (sem burocracia, bastaria protocolar uma carta na Prefeitura comunicando o plantio), que fique, desde já, autorizado o corte, em qualquer época?... Ou, se não houver incentivos, ou ainda, se nada mais houver, que tal começarmos, já, num ato de amor a Curitiba, ao Paraná e - principalmente - às crianças, ao Planeta, e ao futuro, a plantar araucárias? Então, que tal comprar um saquinho de pinhões e começar a plantar? Para andar mais rápido ainda, e se uma Prefeitura, da capital, do interior ou da Região Metropolitana, destinasse uma kombi, com um motorista, um ajudante e um saco de pinhões para plantar? Que tal se fossem disponibilizadas áreas públicas e particulares para o plantio? Todas as esferas podem ser acionadas: indivíduos, pequenos grupos, vizinhança, comunidades, associações, empresas, governo. Tudo isso é válido; é válido o envolvimento de todos os setores da sociedade. Outro exemplo: e se cada escola, no próximo início da primavera, no Dia da Árvore, em todo o Paraná, plantasse pelo menos uma araucária por turno de aulas? (também como hipótese...: com o plantio acompanhado de uma cerimônia, fosse ela cívica, com direito a hino nacional e tudo o mais, ou sem-cerimônia, mas dando a devida importância...; no caso do ato ser "deslocado" para o inverno, que tal uma "sopinha de pinhões"?)? Ou, sendo mais de um turno, e apenas uma árvore a ser plantada, que se possa fazer uma cerimônia conjunta (juntando 2 ou 3 turnos de aula), com o plantio acompanhado de brincadeiras, ou da devida pompa e circunstância (cada um tem seu estilo...). Importante também, para que haja continuidade, o estímulo da direção e dos professores a outras ações futuras e à produção e implementação de novas ideias, que possam partir das crianças e dos pais... Se não houver área para plantio, dentro da Escola, que os alunos, professores e diretores achem uma outra área...; com direito a créditos para os vencedores... Afinal, quem procura, acha!... Quem muito quer (e custa pouco), se quiser muito, se perseverar, consegue!... Vamos espalhar essa idéia?! Vamos semear?!! É só começar...
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário